9 sintomas de infecção urinária que não devem ser ignoradas

Os sintomas chegam à vez, de repente, a urgência em ir ao banheiro, sensação de ardor ao urinar e uma quantidade muito pequena de urina.

Mulher dispondo a usar papel higiênico

Podem acabar por gerar graves problemas de rim.

Um estudo realizado em Portugal no ano de 2007 revelou que 37% das mulheres tinham sofrido pelo menos uma infecção e, delas, mais do que 32% tinha sofrido mais de duas.

As mulheres são mais propensas a desenvolver infecções do trato urinário do que os homens. A razão reside na situação da bexiga, acima da vagina. A proximidade da uretra (o tubo que vazia de urina da bexiga) a xoxota causa que seja mais fácil do que as bactérias penetrem no sistema urinário. Estas bactérias indesejáveis podem afetar a uretra, a bexiga ou os rins.

Artigo Relacionado

Cistite

Um problema frequente e irritante, quando não doloroso. Aqui explicamos tudo sobre ele.

É fundamental, portanto, manter a máxima higiene na área, especialmente depois de manter relações sexuais (mulheres sexualmente activas, bem como as que, após a menopausa, têm maior risco de contrair infecções). Além disso, as mulheres devem limpar de frente para trás, para evitar o mais possível que as bactérias presentes na região anal se aproximarem da vagina.

Em seguida apresentamos os nove sintomas mais comuns

Sintomas de infecção urinária

  • Persistente urgência de urinar
  • Dor ou sensação de queimação durante a micção
  • A expulsão de uma quantidade anormalmente pequena de urina
  • Dor na parte baixa do abdômen
  • Urina cor-de-rosa, vermelha ou turvas.
  • Urina muito fedorento
  • Febre ou arrepios
  • Náuseas
  • Dor na parte baixa das costas

Quando se deve recorrer ao médico

Só com suco de mirtilo não vai curar a infecção, digam as receitas populares que digam: as investigações que o apoiam são muito pouco consistentes. Você deve ir ao médico quando existe uma mudança nos padrões de urina. Qual a razão? Este tipo de infecção pode causar problemas renais sérios que acabem por levar o paciente ao hospital.

Não se contente com o que o médico prescreve um medicamento. Os sintomas comuns da infecção urinária são parecidos com os de outras doenças, como a ruptura de um cisto no ovário, presença de cálculos (pedras) nos rins ou uma cistite intersticial. De modo que um simples exame de urina pode determinar o que está acontecendo na realidade.

Artigo Relacionado

Infecções ginecológicas

Toda mulher deve ir ao ginecologista quando começa a manter relações sexuais e, claro, quando presente algum problema.

PublicidadDr. Salvador Pertusa Martínez, Especialista em Medicina Familiar e Comunitária. Centro de Saúde de Cabo Huertas (Alicante). Diretor Médico de NetDoctor.. Atualizado: 03-10-2018